Uma guia para iniciantes de como começar a usar Lightning Network

As crescentes taxas da Bitcoin Network, bem como a espera por confirmações da rede, podem ser evitadas facilmente quando se usa a…

As crescentes taxas da Bitcoin Network, bem como a espera por confirmações da rede, podem ser evitadas facilmente quando se usa a Lightning Network. Mas muitos usuários ainda temem alguma complexidade. Então, hoje nós vamos dar uma olhada nos jeitos mais fáceis para usuários iniciantes começarem a usar a LN!

Você não precisa ser um power user para usar a Lightning Network

Existem muitos guias sobre a Lightning Network, mas na maioria das vezes eles são direcionados a usuários com um pouco mais de experiência técnica, que não hesitam de rodar seu próprio node, ou ainda, mergulhar nas linhas de código de programação. Este guia não é para esses usuários.

O objetivo deste guia é mostrar como é fácil para qualquer um, em questão de minutos, começar a usar a Lightning Network para fazer pagamentos instantâneos, evitar as crescentes taxas de transação, ou evitar que sua transação fique presa na mempool (área de espera) e demore para ser confirmada.

Existem várias wallets que suportam a Lightning Network, mas aqui neste guia nós vamos focar nas automatizadas. Se você quiser um guia sobre como escolher uma LN wallet com recursos mais avançados, é só ler nosso guia de LN wallets aqui.

A Bitcoin/LN wallet mais simples e de interface amigável

Muun

A Muun wallet é o caminho mais fácil se você ainda quer uma Bitcoin Wallet “comum”, mas que consegue ler um QR Code Lightning e pagá-lo sem complicação e com taxas super baixas.

A Muun é um projeto incrível de uma equipe argentina, ela permite que você faça pagamentos onchain, mas também faz uso de trocas submarino (submarine swaps), permitindo que você pague invoices lightning instantâneamente à 1 ou 2 Sats/byte.

Isso significa que você não precisa ter um Bitcoin node ou sequer um Lightning node, além de não precisar se preocupar com abertura, manutenção ou fechamento de canais de pagamento, nem nenhuma outra barreira técnica que talvez impeça usuários comuns da Bitcoin Network a usar a Lightning. Mais fácil impossível, é só escanear o invoice Lightning da mesma forma que você escaneia qualquer outro QR code de bitcoin.

A Muun é não custodial, o que significa que você tem controle total das suas chaves privadas, além disso, ela lida com o processamento de chaves de uma maneira única para garantir ainda mais proteção aos usuários através do uso de multisig.

Ah, e não para por aí! Ela também permite que você receba e envie pagamentos usando os contatos do seu celular, fazendo com que os erros de digitação de endereços de wallets sejam coisas do passado. A única limitação da Muun atualmente é o fato de você não poder receber pagamentos lightning por ela, apenas enviá-los. Mas não se preocupe, já anunciaram que isso será uma funcionalidade a ser adicionada no futuro.

As carteiras com custódia mais fáceis de serem usadas

Blue Wallet

A Blue Wallet tem uma interface amigável, além de várias outras funcionalidades interessantes. Ela permite a criação de Bitcoin wallets “comuns” (onchain), que não são custodiais; e é claro, oferece Lightning wallets hospedadas, que podem ser facilmente reabastecidas usando sua wallet onchain. A Blue wallet conserva seu saldo Lightning em um node próprio que é super bem conectado e administrado, tudo isso para garantir uma experiência simples e user friendly sem a necessidade de configurações.

A Blue wallet é capaz de ser integrada a hardware wallets, te permite fazer transações offline parcialmente assinadas, te dá a opção de fazer replace-by-fee para aumentar a taxa de mineração ou mesmo cancelar uma transação parada, além de usar Segwit e ter uma loja online sensacional de Lightning Apps (na qual você consegue fazer compras no Bitrefill sem sair do app)

Ela está disponível para iOS e Android

Wallet of Satoshi

A Wallet of Satoshi (WOS) é a opção de Lightning Wallet nativa mais simples. A WOS faz custódia do seu saldo, mas eles também garantem uma experiência intuitiva e fluida.

Ela te dá a opção de comprar bitcoins dentro do app e tem uma loja de Lightning Apps interna que inclui o Bitrefill. Com a WOS, qualquer iniciante consegue começar a usar a Lightning Network em segundos e sem precisar de qualquer configuração.

Não é a wallet mais avançada no quesito funcionalidades, ela deixa de lado a complexidade e para focar em uma coisa, fazendo-a muito bem. Usar a Lightning com ela é extremamente fácil, e uma boa experiência é garantida independentemente de qualquer conhecimento tecnológico.

A Wallet of Satoshi está disponível para iOS e Android.

As wallets mais simples e sem custódia

Phoenix Wallet

O objetivo da Phoenix wallet é fazer com que usar a Lightning seja o mais fácil possível para novos usuários, e isso sem fazer custódia das suas moedas. Ela automatiza o processo de criação de canais, trocas in e out para financiar canais, saques, e além disso, de receber e enviar pagamentos onchain.

A Phoenix traz um LN node para o seu celular, e permite que você controle suas próprias chaves, para que você seja verdadeiramente dono das suas moedas.

A Phoenix faz um ótimo trabalho criando uma interface intuitiva de LN wallet, e assim como a WOS, ela foca em uma coisa para fazê-la impressionantemente bem. Esta é provavelmente a Lightning wallet sem custódia mais simples de se usar.

Um ponto fraco é o fato de ela ainda não estar disponível para iOS, mas a boa notícia é que uma versão já está sendo desenvolvida. Outro é que, infelizmente, você não consegue abrir um canal manualmente, ela te obriga a abrir um canal com o um node Phoenix. Isso é feito por razões de segurança, mas em razão dessa decisão, usuários mais experientes e avançados não conseguem conectar a Phoenix ao seu próprio node.

A Phoenix está disponível para Android

Breez Wallet

Apesar de ser uma versão Beta, a Breez é uma Lightning wallet bem popular com uma interface amigável, que simplifica bastante a experiência do usuário, fazendo com que qualquer um consiga usar a LN para enviar e receber bitcoins. Foi uma das primeiras wallets a implementar o Neutrino, permitindo que nodes possam rodar em celulares.

A Breez oferece liquidez de recebimento (inbound liquidity) gratuita para novos canais, além de possuir uma funcionalidade dedicada a empresas que procuram integrar a capacidade de receber pagamento através da LN, com uma solução fácil de plug-and-play. Os canais de pagamento são abertos automaticamente com o Breez Hub, para que lojistas possam receber pagamentos LN imediatamente.

A Breez não faz custódia e possui integrações com exchanges para disponibilizar conversões instantâneas entre FIAT e Cripto, o que permite que tanto usuários quanto lojistas convertam seus bitcoins se assim desejarem. Ah, e ela também possui uma integração com o Bitrefill.

A Breez está disponível para iOS e Android.


Se você achou o post útil conta pra gente no Twitter, no nosso Telegram Chat ou no nosso subReddit, r/Bitrefill. Obrigado por usar o Bitrefill!

You've successfully subscribed to The Bitrefill Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.